#DIA32 | Tardes de “Acolhimento”


Normalmente, duas vezes por mês passo as tardes no “acolhimento”. É uma tarefa que é dividida por toda a equipa e os voluntários são convidados a fazê-la em conjunto com um dos colaboradores. No dia cinco de Outubro realizei a primeira e posso dizer-vos que o feedback foi muito positivo!

Na verdade, esta é uma daquelas tarefas que nos proporciona um maior contacto com o público em geral. Faz-se de tudo um pouco: desde tirar fotocópias, impressões, dar apoio na utilização dos computadores públicos, informar das opções de formações existentes, orientar na procura de trabalho, partilhar possíveis opções de alojamento… Visto que o CRIJ é um centro de informação regional para jovens, a informação que por aqui se encontra é vasta. Mas, agora que penso… ainda não vos apresentei oficialmente o meu local de trabalho e isso fica para um próximo post!

Assim sendo, voltando a estas tardes, esta é uma daquelas actividades que me deixa sempre (ainda) um pouco mais feliz e realizada. Porque, na verdade, nunca nada é igual à anterior. As pessoas podem, ou não, ser as mesmas, mas os pedidos de informação irão, à partida, ser diferentes. E é sempre bom sentirmos que fizemos a diferença no dia de alguém. Que explicamos algo de novo, que partilhamos conhecimentos ou que ajudamos uma pessoa que, no final, nos esboça um sorriso e nos diz um alegre merci!.


Além disso, estas tardes são um “escape” à rotina, onde as horas voam - literalmente - e onde vamos vivendo bons momentos de boa-disposição. Porque, inevitavelmente, existe sempre a pessoa que nos pede as coisas mais absurdas, o conquistador que nos pergunta o nome e se estamos interessadas em tomar um café ao final do dia, o filho que se faz acompanhar pela mãe em busca de um trabalho que ele não tem a mínima vontade de fazer ou até o simples facto de termos um acordeonista que está na rua e teima em tocar a mesma música durante uma tarde inteira. São tardes felizes, essa é a verdade! Tardes que valorizam ainda mais o trabalho de cada um e o trabalho do Centro do qual me orgulho, cada vez mais, de fazer parte! Afinal, o contacto com o público, traz-nos sempre o lado mais pessoal e humano de todos os trabalhos.

2 comentários

  1. Adoro o teu blog! beijinhos xx

    http://girlswantitallblog.wixsite.com/girls-want-it-all

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas parece ser realmente uma boa maneira de passar a tarde!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar