#EXPERIÊNCIA | A Viagem que me trouxe até França


Foi exactamente há um mês que embarquei naquela que tem sido, até ao momento, a maior aventura da minha vida. Voltei à minha terra-natal e, para isso, coloquei a Espanha entre o país no qual sempre vivi e o país que me acolheu. Percorri quilómetros de estrada e esta foi uma daquelas viagens que não esquecerei!

Entrei no autocarro às sete e meia da manhã de um Sábado e foi esse o momento em que me despedi dos meus pais. Vi-os da janela do autocarro com as lágrimas nos olhos e essa é uma daquelas memorias que julgo que irei sempre guardar. Porque, por muito que já me tenha despedido deles para viajar ou mesmo quando estava na universidade esta foi, de facto, uma despedida diferente... porque aqui eu não ia regressar passado umas semanas. Desta vez, levava comigo, na bagagem, a minha vida  e sabia que o próximo regresso seria possivelmente daqui a três meses.

Mas, depois de deixar cair as únicas lágrimas desta viagem, enchi-me de coragem e aproveitei aquilo que esta viagem sobre rodas me poderia dar. E, no final, percebi que tinha sido tanto !


Depressa passei do meu Portugal para Espanha e foi nesse pais que a viagem se tornou mais longa. Mas, em contrapartida, são tantas as paisagens que pude absorver! As planícies espanholas que, por vezes, me levaram a pensar no Alentejo; os campos de girassóis onde as flores estavam todas viradas no mesmo sentido; os mecanismos de rega dos campos que são infindáveis... foram paisagens bonitas que guardo com carinho e admiração!


Quanto à chegada à França, depressa percebi que tinha ocorrido. Foi durante a noite, mas foi o momento em que, após passar a fronteira, o autocarro foi controlado pela policia. Perguntaram aos passageiros se éramos todos portugueses e apenas verificaram se não havia gente a mais no autocarro. Seguimos caminho e chegamos à parte que mais temia neta viagem: a noite. Achava que não iria conseguir descansar, que ninguém iria respeitar o sono dos outros e que acabaria por ser muito mais cansativo do que aquilo que afinal foi. A verdade é que consegui dormir, descansar, esticar as pernas e, quando dei por mim, o sol começava a nascer!


E esse momento ainda hoje o recordo! Apreciar o horizonte e ver o sol nascer, tendo como fundo um céu azul. Sentir o calor dos primeiros raios de sol pela janela do autocarro e sorrir por saber que, para mim, tudo aquilo estava repleto de significado. Era, efectivamente, saborear aquele nascer do sol que transmitia um novo dia e, consequentemente, uma nova vida naquele pais! Esta viagem trouxe-me, na verdade, muito mais do aquilo que eu poderia imaginar. Trouxe-me o inicio de uma necessidade de independência por saber que ali era só eu comigo própria, uma reflexão sobre mim mesma e sobre o que queria para o futuro e uma certeza (pelo menos até ao momento) de que havia tomado a decisão certa. Pisei o solo de Paris por volta das sete da manha de Domingo e a partir dali a minha vida mudou!

--- Lucie ---

2 comentários

  1. Espero que corra tudo bem... Já fui a Paris e achei a cidade encantadora!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/10/my-favorite-watches.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Olá Lucie, o teu comentário no meu blog trouxe-me até ao teu. Estive a ler a tua biografia e descobri que temos o mesmo curso mas acho que não te conheço! O mundo é mesmo pequeno! Quanto à tua aventura espero que continue tudo a correr bem e valorizo muito a tua opção de fazer voluntariado! Beijinhos *

    ResponderEliminar